domingo, 19 de maio de 2013

Resumo da lição número 8 da Escola Sabatina

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA BAIXAR O POWER POINT E O RESUMO EM WORD

TÍTULO: “Confiando na Bondade de Deus.” (Habacuque)

TEXTO-CHAVE: “A Terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar”. (Hc 2:14).

OBJETIVOS

1. Saber: Que é bom levar a Deus nossas perguntas inquietantes porque, ao discutirmos com o Senhor, aprendemos Suas lições.

2. Sentir: Conforto em saber que, embora possamos ficar desencorajados ao olharmos ao nosso redor, temos esperança quando olhamos para cima.

3. Fazer: Aprender a apresentar a Deus honestamente nossas perguntas inquietantes, nossos argumentos e queixas. Dessa forma, Ele pode mudar nossos sentimentos, pensamentos e atitudes.

VERDADE CENTRAL

Podemos nem sempre entender por que as tragédias acontecem, mas podemos confiar em Deus, não importando o que aconteça.

RESUMO DA SEMANA:

Domingo: Profeta perplexo

Porque às vezes parece que procuramos a Deus e ele não nos responde? Estaria Deus desapercebido para com as nossas necessidades?

• Precisamos em primeiro lugar entender que Deus está acima de tudo, Ele é Deus desde a eternidade, onisciente, onipotente e onipresente, nada foge do controle de Deus.

• Deus usa formas, estratégias e meios que às vezes nos surpreende, e até mesmo que não esperávamos, precisamos apenas acreditar que Ele está no controle e termos um coração aberto para aceitar os meios de Deus.

• Deus não pode conviver com o mal; não podemos nos esquecer de que a justiça vem de Deus, e no tempo certo o mal será extinto.

Segunda-feira: Vivendo pela fé

Muitos têm como alicerce de sua fé, sua própria consciência, ou até mesmo seus sentimentos. Como podemos hoje viver pela fé não tendo todas às repostas para nossas perguntas, e vivendo em um mundo de tantas injustiças?

• Devemos falar com Deus de forma direta e abertamente. Não deveria existir medo em abrir o coração a Deus e expressar nossas angustias, duvidas e até mesmo decepções.

• A liberdade que temos de abrir nosso coração a Deus revela o caráter de Deus, Ele é sensível e acolhe nossas inquietações e nos responde no Seu tempo.

Terça-feira: A terra se encherá. (Habacuque 02)

Até quando haverá injustiça? Porque parece que o injusto prevalece sobre o justo? Quantas vezes filhos de Deus, que andam retamente em seus caminhos, sofrem e padecem com suas lutas, enquanto outros que estão longe de Deus vivem aparentemente muito melhor, onde esta a justiça?

• A injustiça está alastrada em nosso mundo hoje, mas Deus não se esqueceu do seu povo, a justiça será estabelecida no tempo dEle, pois o seu tempo é perfeito.

• Lutar com a dúvida pode fazer parte da experiência cristã. Habacuque entende que a fé não depende de circunstâncias, pessoas ou bens que tenhamos para confiar em Deus.

• De Deus não se zomba, tudo que plantarmos vamos colher (Gal 6:7), este texto deixa claro, que vamos colher o fruto do que plantamos, e isto se comprova na história desse mundo.

Quarta-feira: Lembrando a glória divina

Diante das maravilhas que Deus já operou no passado e no presente, não deveria ser esse um motivo para continuarmos crendo que o Senhor à de se manifestar em glória e colocar um basta no mal?

• A manifestação da glória futura de Deus deve ser uma esperança para todos aqueles que passam pela jornada nessa terra. Esta é a certeza de que Deus há de julgar o opressor e também restaurar seu povo completamente das conseqüências do pecado.

• Confirmando os efeitos da glória divina, a Bíblia nos diz no livro de Naum cap 1:9 de que o mal e a angustia nesse mundo estão com os dias contados, e nunca mais se levantarão pela segunda vez.

Quinta-feira: Deus é nossa força

Onde temos buscado força para passar pelas dificuldades desse mundo? Não corremos o risco hoje, mesmo na condição de cristãos de buscarmos força na experiência espiritual de outros ou em nosso conhecimento, e nos esquecer que toda força vem de Deus?

• No capítulo 3:17-19 de Habacuque está uma das declarações de confiança incondicional mais lindas que existe na bíblia, o profeta entende que Deus é muito sábio para errar, e bom demais para deixar de conceder qualquer beneficio aos que são sinceros.Caminho a Cristo , pg 96.

• Habacuque ao entender a sabedoria e amor de Deus, percebe que mesmo em um mundo de tantas injustiças e decepções, não há motivo para viver cheio de murmurações e desconfiança, pois esperar no Senhor é a atitude mais sábia que existe.

CONCLUSÃO

1. É necessário conhecer quem é Deus (seu caráter) e o que Ele pode fazer.

2. Deus sempre está aberto para receber nossos questionamentos, perguntas, dúvidas, e disposto a nos atender conforme a sua sabedoria e amor, sejamos claros, sinceros e diretos com Deus.

3. Devemos viver pela fé, nossa confiança deve estar fundamentada unicamente na pessoa de Cristo Jesus. Se assim acontecer, não vamos depender de ter o bem material que queremos a condição favorável e nem a pessoa que almejamos ao nosso lado, pois Ele é a razão da nossa fé.

4. Vivamos com a esperança certa e verdadeira, de que muito em breve Deus há de se manifestar em Glória e majestade, e estabelecer a justiça contra o mal, e mais ainda, restaurar seus filhos e torná-los assim como eram antes do pecado, perfeitos a imagem de Deus.

Clemente Pereira Ramos Junior
Caminho Novo - Associação Catarinense

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More