domingo, 5 de maio de 2013

Resumo da lição número10 da Escola Sabatina


 
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA BAIXAR O POWER POINT E O RESUMO EM WORD


Título:“ As Primeiras coisas primeiro!(Ageu)

Texto-chave: “Minha é a prata e meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos” Ag 2:8

Objetivos

1. Deus desperta as pessoas para a ação e deseja abençoa-las.

2. Tudo pertence a Deus e Ele provê todas as coisas.

3. Responder ao amor e cuidados divinos.

Verdade Central

Quais são as nossas prioridades e porque é tão importante ajustá-las de acordo com a vontade de Deus?

DOMINGO: Plantando muito, colhendo pouco

Por que é tão atrativo focalizar o que consideramos as prioridades mais importantes da vida, em vez de nos concentrarmos nos valores eternos? Por que é mais fácil dar dinheiro do que dedicar tempo e envolvimento pessoal às coisas que precisam ser feitas na igreja?

• Inutilidade do trabalho ou ausência de benção é uma das maldições que resultam da transgressão da aliança divina(ver Lev 26:16 e 20)

• O desejo de Ageu era contrário à complacência dos que não se importavam com o templo tanto quanto se preocupavam com seu próprio conforto.

• Temos que mover o coração das pessoas, e ainda antes o nosso, na direção das preocupações de Deus.

SEGUNDA-FEIRA: A grande promessa de Deus

Jesus o Criador e Mantenedor do Universo viveu entre nós. O que isso nos diz sobre nossa importância, em um Universo tão grande que facilmente podemos ser levados a nos considerar insignificantes?

• Dos cinco(5) sermões que constituem o livro de Ageu este é o mais curto, mas o mais significativo pois Deus diz: “ Eu estou com vocês”.

• Essa proclamação era tudo o que o povo precisava ouvir. Se o Senhor estava com o Seu povo, ninguém poderia vencê-los. “ Eu e Deus somos maioria” disse alguém.

• Após três(3) semanas de um profundo reavivamento, o povo de Deus começou a trabalhar na Casa do Senhor.

TERÇA-FEIRA: Não tema

Relate um episódio da sua vida em que você estava com medo e como recebeu conforto de Deus e encorajamento.

• O povo foi encorajado a não olhar para as dificuldades e não comparar esse templo com o glorioso templo de Salomão.

• A obra seria realizada pelo Espírito de Deus(Zac 4:6)

• A glória deste novo templo seria maior que a do antigo porque o Messias estaria nele.

QUARTA-FEIRA:  O Desejado de Todas as Nações

A expressão O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES aparece apenas uma vez em toda a Bíblia(Ageu 2:7). O que há em Cristo que “todas as nações” poderiam desejar?

• O Senhor estava disposto a habitar na casa menos gloriosa e posteriormente(com Sua presença) trazer esplendor a ela.

• As pessoas não precisavam se preocupar excessivamente com a forma de financiar a reconstrução do Templo. Todos os tesouros pertencem ao Deus que havia prometido morar nele.

• Podemos aprender a avaliar melhor a importância da mensagem do santuário celeste e a intercessão de Cristo no plano da salvação.

QUINTA-FEIRA: Anel de Selar

O que era um anel de selar, e para que era utilizado? O que significa ser um modelo ou instrumento humano do Senhor?

• O servo do Senhor(o próprio Jesus) concluirá a designada tarefa divina de salvação. Isso se cumprirá somente e totalmente na segunda vinda de Jesus e durante os eventos posteriores.

• Como um rei selando documentos legais com um anel, o Senhor iria impressionar o mundo inteiro pelo trabalho de Seu servo.

• Zorobabel seria a garantia e a assinatura divina. Deus trabalharia por ele. Zorobabel mais tarde foi mencionado na Genealogia de Jesus(Mt 1:12,13)

CONCLUSÃO:

1. Importância de saber que Deus está conosco pois são muitos os sinais da benção divina.

2. Às vezes parece que Deus está ausente mas podemos nos inspirar a ter mais segurança e confiança. Ele nos guiará e protegerá, mesmo em momentos de dificuldade.

3. Posso ser mais ativo no cumprimento da missão da igreja assim como o povo respondeu aos apelos do profeta Ageu.

Eduardo F. Bomfim 
Distrito de Jd Alvorada - Associação Norte Paranaense

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More