domingo, 9 de junho de 2013

Resumo da lição número 11 da Escola Sabatina

 
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA BAIXAR O POWER POINT E O RESUMO EM WORD

TÍTULO: “Visões de Esperança (Zacarias)”

TEXTO-CHAVE “Naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, cada um de vós convidará ao seu próximo para debaixo da vide e para debaixo da figueira”. Zac. 3:10

OBJETIVOS

1. Entender que o Senhor está no controle das nações e também de nossa vida e por sua vez estende sua misericórdia e oportunidade de arrependimento a todos.

2. Mostrar o desejo do Senhor em nos perdoar e nos restaurar, preparando, assim o Seu povo para o ministério.

3. Conscientizar o estudante da Bíblia que o reavivamento e reforma é uma obra não “por força ou violência”, mas pelo Espírito Santo.

VERDADE CENTRAL

Israel havia recebido o merecido castigo pelos seus pecados, agora Zacarias insiste para que o povo se arrependa e busque uma reforma pelo Espírito de Deus.

DOMINGO: Palavras de Vida

Qual a mensagem introdutório do livro de Zacarias? O que o Senhor disse ao povo?

• “Tornai-vos para mim... e Eu me tornarei para vós outros”.

• Deus faz um apelo direto para que o povo se arrependesse a fim de receberem o favor divino que o capacitaria a realizar a obra de reedificação do templo.

• Seu arrependimento encontraria Deus pronto e desejoso de recebê-los e abençoá-los.

Deus promete a restauração de Israel, pois Ele não falha em suas promessas, bem como não falha em punir as nações inimigas.

SEGUNDA-FEIRA: O Senhor Vem

No plano de salvação e restauração de Deus, o que representa o homem que sai a medir a cidade de Jerusalém?

• O homem com a linha de medir pretende determinar as dimensões exatas tendo em vista o término da obra. Este é informado que Jerusalém será ampliada além de seus limites.

• Será como uma cidade sem muralhas. Deus protege seu povo.

• O profeta contempla uma Jerusalém renovada, repleta de pessoas de diferentes nações. Por intermédio de Abraão, outras nações seriam abençoadas e seriam co-herdeiras da misericórdia e da graça de Cristo.

Salvação não é exclusividade de um povo. O apóstolo Paulo levou o evangelho aos gentios.

TERÇA-FEIRA: Prontidão divina para Perdoar

Que mensagem de esperança encontramos na quarta visão?

• A quarta visão tem o propósito de mostrar o poder de Cristo para vencer ao acusador de seu povo.

• O sumo-sacerdote Josué está com as vestes sujas. O termo hebraico “sujas” indica a pior espécie de contaminação para um judeu. Ele não podia defender nem a si mesmo. Esta é a desoladora situação do homem.

• A graça de Cristo vai além... O Senhor remove as roupas manchadas e nos cobre com seu manto de justiça. I Jo. 1:9.

QUARTA-FEIRA: Não por força humana

Qual o propósito da quinta visão? Como deve ser realizada a obra do Senhor?

• A visão destinava-se ao fortalecimento do líder civil Zorobabel, que havia sido impedido diversas vezes em seus esforços de construir o templo.

• A revelação de Deus a Zorobabel era que todo o seu trabalho feito para Deus não dependia de força, poder ou perícia humanos, mas do Espírito de Deus para que desse frutos.

Através da história do povo de Deus, grandes montanhas de dificuldades, aparentemente invencíveis, têm-se avultado diante dos que estiveram procurando executar os propósitos do Céu. Tais obstáculos ao progresso são permitidos pelo Senhor como uma prova de fé. Quando somos apertados de todos os lados, é sobretudo tempo de confiarmos em Deus e no poder do Seu Espírito. Profetas e Reis, 594, 595.

QUINTA-FEIRA: Além do jejum

Qual a natureza do aceitável e verdadeiro jejum?

• Tanto as festas quanto os jejuns eram realizados sob uma perspectiva negativa para alcançar mérito diante de Deus.

• O verdadeiro jejum é acompanhado pelos frutos do Espírito em nossa vida e para mantermos comunhão com Deus. É um exercício espiritual.

• “O espírito do verdadeiro jejum e oração é o espírito que rende a Deus a mente, o coração e a vontade”. CSRA, 189.

CONCLUSÃO

1. Nos primeiros 7 capítulos de Zacarias o Senhor promete o perdão, a purificação, a restauração, proteção e o seu Espirito.

2. Zacarias significa “O Senhor se lembra”. O Senhor se lembrará de todas as Suas promessas e as cumprirá no Israel Espiritual se tão somente “voltarmos para Ele”.

3. O Senhor nos convida a vivermos uma religião não apenas de fachada mas real, onde nossas ações e nossa vida moral sejam coerentes com aquilo que professamos. Nosso exemplo é o maior sermão que pode ser pregado para que as pessoas sigam a Cristo.

Wellington Graepp 
Distrital de Passo Fundo - Missão Ocidental Sul Riograndense

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More