domingo, 8 de setembro de 2013

Resumo da lição número 11 da Escola Sabatina



 
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA BAIXAR O POWER POINT E O RESUMO EM WORD


TITULO: Reforma: nova maneira de pensar 

TEXTO CHAVE: “Se fostes ressuscitado juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo Vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não das que são daqui da terra” Cl 3:1-2 

OBJETIVOS: 1º Conhecer a relação entre pensamentos e ações. Segundo a Bíblia nossas ações são moldadas pelo pensamento e o pensamento é moldado por aquilo que deixamos entrar na mente. 2º seguir o exemplo de Cristo, no sentido de ter uma vida santa, dedicada exclusivamente agradar a Deus em todos os aspectos. 

VERDADE CENTRAL: A decisão de se render às convicções produzidas pelo Espirito Santo, a despeito de nossas emoções, e receber o poder de Deus para a mudança, são o caminho para a transformação do caráter. 

DOMINGO: A importância da mente Os pensamentos acabam ditando o comportamento. A maneira de pensar influencia a maneira de agir. O inverso também é verdadeiro. Ações repetidas influenciam os pensamentos. O cristão é uma “nova criatura” antigos padrões de pensamentos foram substituídos por novos (2 Corintios 5:17) Nossa mente é moldada por aquilo que colocamos nela. Nossos pensamentos são moldados por aquilo que contemplamos e com que gastamos nosso tempo. Que conselhos você daria a uma pessoa que luta para fazer de Jesus a prioridade do seu pensamento? O que a Bíblia quer dizer quando fala em “comtemplar” Jesus? 

SEGUNDA: Filtros da mente Deus providenciou um “filtro espiritual” para nossa mente. Ele foi cuidadosamente elaborado para permitir que nela entrem apenas as coisas que edificarão nossa experiência espiritual com Jesus. Nossos sentidos são os mecanismos que levam nossos pensamentos para o bem ou para o mal. Não é possível desenvolver pensamento espirituais profundos se alimentamos a mente com violência, imoralidade, ganancia e materialismo. 

TERÇA: Salvaguarda da mente Nossa mente pode ser dominada pela ira, amargura e ressentimento. Ela pode ser submersa no oceano do prazer inebriante ou dos hábitos viciantes. A boa noticia é que Jesus prometeu protege-la, se permitimos. Pensamentos carnais não são banidos simplesmente pelo desejo de que eles desapareçam. Eles são expulsos quando a mente é preenchida com outra coisa. A mente concentrada nos princípios positivos da palavra de Deus é “protegida” e “mantida” pela graça de Deus contra as ciladas do maligno. 

QUARTA: Relação entre mente e o corpo Ao nos convencer da necessidade de crescimento, o Espirito Santo não se limita a um aspecto de nossa vida. A reforma não tem apenas uma dimensão. O Espírito anseia colocar nossa vida em total conformidade com a vontade de Cristo em todos os aspectos. Nossos corpos são um templo, não um parque de diversões. Seguindo os princípios do céu, podemos ter vida mais alegre, produtiva abundante e saudável. Como romanos 12:2,3 , João 10:10 e 1 Coríntios 10:31 mostram a relação íntima entre saúde física e espiritual? 

QUINTA: imagens e influencia Existem inúmeras imagens que Jesus usou para descrever a si mesmo e sua igreja. Uma delas é a “luz”. Ele é a “luz do mundo” (João 8:12). Ele também é “a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem” (João 1:9). O objetivo de todo reavivamento e reforma é permitir que a luz do amor, da graça e da verdade de Cristo brilhe através de nossa vida. A luz brilha em contraste com a escuridão. Jesus chamou seu povo a ter um estilo de vida bem diferente. Analise os padrões que marcam seu estilo de vida. De que forma eles revelam que você é um seguidor de Jesus e que sua vida está firmada em algo além deste mundo transitório? 

CONCLUSÃO: A mudança de vida ocorre quando permitimos que o Espirito Santo transforme nosso pensamento. Pensamentos transformados levam a ações transformadas, sentimentos não são um guia seguro. 

 Celio Longo Departamental Ministério Pessoal e Escola Sabatina - ACP

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More