segunda-feira, 10 de março de 2014

Resumo da lição número 11 da Escola Sabatina


http://www.usb.org.br/admin/files/arquivos/f5dfb734199c64f7f6c348ceb0f67dcb.zip
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA BAIXAR O POWER POINT E O RESUMO EM WORD


TÍTULO: “Discipulando Líderes Espirituais”

TEXTO-CHAVE

“Naqueles dias, retirou-Se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. E, quando amanheceu, chamou a Si os Seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos” Lc 6:12, 13

OBJETIVOS

1. Saber que a influência de Cristo como indivíduo estava diretamente relacionada com a medida em que os discípulos adotavam e encarnavam os valores do reino de Deus.

2. Sentir o desejo de ser eficiente no cumprimento de sua missão por Cristo, desenvolvendo intencionalmente nos outros as características cristãs.

3. Servir de mentor, ou guia, de quatro ou cinco pessoas para que sejam discípulas de Cristo.

VERDADE CENTRAL

Ninguém é indispensável. Quando saímos, alguém toma nosso lugar. Jesus deixou para trás Seus discípulos. Quem estamos treinando para ajudar a terminar a obra?

DOMINGO: Escolha e preparação de líderes

O que Jesus fez antes de escolher Seus discípulos? Por que isso era tão importante? Lc 6:12-13

• A oração deve preceder a seleção dos candidatos à liderança, na formação de discípulos em nosso tempo.

• Cristo entendia que a liderança era efetivamente cultivada em pequenos grupos, e não produzida em massa por meio de palestras.

• Cristo investiu os líderes da organização cristã com habilidades espirituais e educação proporcionais às suas tarefas.

SEGUNDA-FEIRA: Conhecimento e experiência – parte 1

Qual é a limitação do conhecimento intelectual na compreensão e experiência do verdadeiro cristianismo? Jo 16:7 e 13

• O cristianismo valoriza muito a inteligência e o pensamento, mas certos elementos possuem elevada emoção, sentimento e experiência acima do conhecimento.

• O conhecimento sem a experiência torna-se destituído de vida e, muitas vezes, legalista.

• A Informação, por si só, não pode transformar, mas toda transformação inclui informação.

TERÇA-FEIRA: Conhecimento e experiência – parte 2

Por que conhecimento e experiência são necessários em nossa caminhada com o Senhor e também na formação de discípulos? Lc 6:46-49

• A combinação de conhecimento e experiência que produza amor altruísta será a maior força que os formadores de discípulos poderão obter.

• A formação de discípulos é uma obra incompleta sem a experiência, mas a experiência deve ser dirigida pelo conhecimento.

• Deus espera que cristãos experientes guiem pacientemente os recém-convertidos a uma compreensão e apreço cada vez maiores das verdades cristãs.

QUARTA-FEIRA: Os primeiros líderes

Por que Cristo não escolheu aqueles que aparentemente tinham as qualidades necessárias para liderar Sua igreja? Jr 50:31 e Mt 11:29

• Ele não era contra a classe culta ou instruída. Simplesmente significa que muitas vezes tais pessoas tendem a não ser abertas à liderança do Espírito Santo.

• Jesus escolheu homens humildes, iletrados para mostrar que não era pelo poder ou sabedoria humana que o evangelho seria proclamado, mas pelo Poder de Deus.

QUINTA-FEIRA: O legado de Jesus

O que a Igreja primitiva procurava em um líder? At 1:22

• Os discípulos superaram os fariseus nas coisas mais importantes: transparência, humildade, dependência e autenticidade.

• O ensino dos apóstolos, suas palavras de ânimo e confiança, assegurariam a todos que não era em seu próprio poder que atuavam, mas no poder de Cristo.

• Cristo selecionou líderes cujas fraquezas foram ofuscadas por Seu poder, porque eles dependiam completamente dEle.

CONCLUSÃO

1. O ministério de Cristo na Terra se tornou mais eficaz por meio dos Seus discípulos.

2. Cristo estava sempre em busca de discípulos.
 
3. Deus nos chamou para fazer discípulos, bem como para ser discípulos.
 
Filipe Canarin
Distrito: Rio do Sul
Associação: ANC – USB

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More