domingo, 16 de março de 2014

Resumo da lição número 12 da Escola Sabatina

http://www.usb.org.br/admin/files/arquivos/744622d1d164e648e64238b99349ba10.zip
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA BAIXAR O POWER POINT E O RESUMO EM WORD


TÍTULO: A ceifa e os ceifeiros

TEXTO-CHAVE

“Nisto é glorificado Meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos” - João 15:8

OBJETIVOS

1. Compreender que o sucesso em ser discípulo não depende de títulos nem de linha de autoridade.

2. Sentir o desejo de ter uma vida de serviço.

3. Permitir que o Espírito Santo nos oriente em direção às pessoas e aos lugares em que possamos fazer o melhor trabalho.

VERDADE CENTRAL

Cristo estabeleceu líderes espirituais com a finalidade específica de proclamar o reino de Deus. Os princípios e a metodologia que Jesus empregou devem permanecer como base espiritual para a preparação dos cristãos modernos.

DOMINGO: O pão dos mendigos

Que obra André e a mulher samaritana fizeram e que todo adventista pode e deve fazer – Jo 1: 40-42 e Jo 4:28-30?

• Evangelismo tem sido informalmente definido como “mendigos dizendo a outros mendigos onde encontrar pão”.

• André e a mulher samaritana faziam uma obra bastante simples: levavam as pessoas até Jesus. Eles não receberam honras especiais pela sua obra, mesmo assim estavam seguindo a lição de Cristo ao levar pessoas ao Salvador.

• Quantos dos vasos escolhidos por Deus – pessoas eficientes no evangelismo, na administração e na liderança – foram apresentados a Cristo por discípulos fiéis cujas identidades, humanamente falando, já foram esquecidas a muito tempo?

• André, a mulher samaritana demonstraram o poder do testemunho simples e dos convites sinceros. Todos somos chamados a fazer o mesmo.

SEGUNDA-FEIRA: Quando Jesus recomendou paciência

O que aprendemos com a experiência de Paulo sobre Bitínia e Macedônia – At 16: 6-10?

• Paulo havia feito planos missionários para entrar em Bitínia, mas ele foi sensível à guia divina e não resistiu à intervenção do Espírito, que o direcionou à Macedônia. Numerosos milagres e conversões acompanharam seus esforços nessa região.

• A lição que apendemos é que devemos ter paciência para fazer a obra no tempo de Deus e mediante a guia do Espírito Santo.

• Temos o exemplo de Jesus que viveu uma vida de paciência. Cristo perseverou pacientemente em meio às provas que enfrentou em Sua vida. Ele nos ensina que a perseverança e a paciência vem de uma vida de dependência de Deus.

TERÇA-FEIRA: Exercendo autoridade

Que duas coisas Jesus tinha e passou aos seus seguidores para que eles pudessem cumprir a missão - Mt 28: 18-20 e Jo 20: 21-22?

• Autoridade: Jesus tinha todo o direito de reter Sua autoridade só para si, mas Ele investiu Seus seguidores de autoridade, encarregou-os em uma missão longe da Sua presença e os enviou para ministrar e testemunhar.

• Poder Divino: Cristo comissiona Seus discípulos assim como o Pai O comissionou. Por meio do Espírito, o Pai investiu Cristo com poder divino. Por meio do Espírito, Jesus também investe Seus discípulos com poder divino proporcional às suas atribuições terrenas.

QUARTA-FEIRA: Trabalhadores para a colheita

Qual a grande necessidade da igreja para o tempo do fim – Mt 9: 36-38?

• Jesus usou uma imagem simples e compreensível para falar da grande necessidade da igreja: mais ceifeiros. Haviam muitas pessoas preparadas para uma colheita espiritual, mas não haviam ceifeiros para fazer este trabalho.

• Esta necessidade já era vista nos tempos de Cristo. Quanto mais hoje que vivemos no fim do tempo do fim precisamos despertar para um maior envolvimento de membros da igreja para que a missão possa ser cumprida e Jesus possa voltar! Por isso a igreja está trabalhando para que possamos chegar a uma realidade de 100% dos membros envolvidos, cada um salvando um.

• Por vezes, membros bem-intencionados questionam: “Este negócio de evangelismo está certo, mas não precisamos de programas para as pessoas que já estão na igreja?” Essa é uma questão justa, mas é preciso também perguntar: “Alguma vez Jesus lamentou a escassez de guardadores de grãos? Em vez disso, Sua súplica foi por mais ceifeiros”.

QUINTA-FEIRA: Perdidos e achados

Qual é a mensagem essencial de Cristo para a igreja relatada em Lc 15:10?

• Lucas 15 é o capítulo dos perdidos e achados – a ovelha perdida, a dracma perdida, o filho perdido. São três parábolas. São três perdidos. São três achados. Há um final igual em todas as histórias: sempre que um perdido é achado há uma festa no Céu.

• O termo “perdidos” não carrega as mesmas conotações negativas contidas nas palavras “rebeldes” e “depravados”. Em vez de punir pessoas caídas devemos seguir o exemplo de Cristo: ir em busca dos perdidos, trazer eles de volta para a casa do Pai e fazer uma festa espiritual para comemorar o perdido que foi achado! É isso que o Céu faz, é isso que a igreja precisa fazer.

• Esta é a missão da igreja: buscar e salvar os perdidos. E para o cumprimento desta missão precisamos estar todos unidos e envolvidos. Cada adventista envolvido na comunhão com Deus, no relacionamento com o próximo e na missão aos perdidos.

CONCLUSÃO

1.“O grande derramamento do Espírito de Deus, o qual ilumina a Terra toda com Sua glória, não ocorrerá sem que tenhamos um povo esclarecido, que conheça por experiência o que representa ser cooperador de Deus. Quando tivermos uma consagração completa, de todo o coração, ao serviço de Cristo, Deus reconhecerá esse fato mediante um derramamento, sem medida, de Seu Espírito; mas isso não acontecerá enquanto a maior parte dos membros da igreja não forem cooperadores de Deus” (EGW - SC 253).

2.“Conquanto Jesus pudesse operar milagres, e houvesse dotado Seus discípulos com o mesmo poder, mandou que Seus cansados discípulos fossem ao campo e descansassem. Quando Ele disse que a seara era grande e poucos os obreiros, não insistiu com os discípulos quanto à necessidade de trabalhar incessantemente, mas disse: “Rogai pois ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a Sua seara.” (Mat. 9:38). Deus tem designado a cada homem a sua obra, segundo a sua capacidade; e não quer que alguns fiquem sobrecarregados de responsabilidades, enquanto outros não tenham encargos, nem fadiga de alma” (EGW - OE, 367).

Pr. João Lorini
Departamental Escola Sabatina e MIPES
Associação Sul Riograndense

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More