domingo, 15 de junho de 2014

Resumo da lição número 12 da Escola Sabatina

http://www.usb.org.br/admin/files/arquivos/b7fb48da52ebffd02d7fcffc1c27cc04.zip
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA BAIXAR O POWER POINT E O RESUMO EM WORD
 
 
TÍTULO: “A Igreja de Cristo e a Lei”

TEXTO-CHAVE

“Aqui está a perseverança dos Santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus”. (Ap 14:12)

OBJETIVOS

1. Saber: Deus tem um povo especial em cada época para proclamar a verdade de Sua Lei e Sua graça.

2. Sentir: gratidão a Deus por ter nos criado como seres livres que podem escolher obedecer-Lhe e amá-Lo.

3. Fazer: inscrever-se em algum projeto missionário de sua igreja para participar ativamente da missão do povo de Deus.

VERDADE CENTRAL

Deus sempre teve um povo ao longo de toda a História da Terra através das sucessivas gerações, tendo como fator de continuidade a mensagem da Lei de Deus e de Sua graça e justiça (Ec 12:13-14; Ap 14:6-7).

DOMINGO: DE ADÃO A NOÉ

Em um mundo perfeito, antes do pecado existir, por que os seus perfeitos representantes – Adão e Eva - tinham de ser submetidos a um teste de obediência? (Gn 2:16-3:7)

• Se tivéssemos sido criados sem a capacidade e a liberdade de escolher e tomar decisões, também não seríamos capazes de escolher amar.

• A Lei de Deus, chamada de “a Lei da liberdade” (Tg 2:12) não teria sentido nenhum se não fôssemos capazes de desobedecê-la voluntariamente.

• Ao vermos os resultados naturais da desobediência à Lei de Deus podemos escolher usar o nosso livre arbítrio de maneira inteligente e decidida.

SEGUNDA-FEIRA: DE NOÉ A ABRAÃO

Discuta em classe a que ponto deve ter chegado o mundo para que Deus “Se arrependesse” por haver criado a humanidade (Gn 6:5,11-13).

• Sendo perfeito Deus não pode se arrepender como o homem (Nm 23:19), mudando a Sua mente. Mas Ele pode sentir uma grande tristeza ao testemunhar a degradação do homem causada pelo mau uso de seu livre-arbítrio.

• Por isso o autor inspirado adiciona o fato de que “isso pesou no coração” de Deus (Gn 6:6). Assim, basicamente, o arrependimento do homem é na mente, e de Deus, no “coração”.

• Destruir toda a Terra para preservar o único remanescente portador da Verdade revela o quanto esta mesma verdade estava ameaçada de ser extinta da Terra, e como isso seria trágico para todo o futuro da raça humana.

TERÇA-FEIRA: DE ABRAÃO A MOISÉS

Por que Abraão é um ótimo exemplo da relação que há entre a obediência e a graça? (Gn 12; 15:1-6; 20:1-13)

• Abraão, apesar de ser imperfeito e ter vacilado na fé algumas vezes, é chamado de o Pai da fé. Seu desejo de obedecer a Deus é considerado maior que sua imperfeição.

• A justiça foi “imputada” a Abraão por uma fé que foi revelada através da obediência. Como isto pode ser aplicado a nós hoje?

• No tempo de Abraão haviam pessoas que, mesmo não tendo a mesma missão ou talvez até o mesmo conhecimento de Abraão, também “temiam a Deus”. (Gn. 12:10-20; 14:18; 26:10)

• Hoje, como portadores da verdade passada através dos milênios até nós, como podemos preparar um povo para a Volta de Jesus de maneira diferente daqueles ao redor do globo que também “temem a Deus”?

QUARTA-FEIRA: DE MOISÉS A JESUS

Moisés estava liderando o próprio povo que havia sido prometido por Deus como descendência a Abraão. Por que este povo era uma “propriedade peculiar dentre todos os povos” (Ex 19:5)?

• Deus escolheu este povo para dar continuidade à proclamação de Sua Lei e de Sua graça e justiça.

• De acordo com Gálatas 3:6-16, este povo deveria preparar o mundo para a vinda do Messias. Como isto é parecido com a nossa missão hoje?

• A estreita relação entre Lei e Graça é evidente em Deuteronômio 7:6-12, onde vemos que o povo de Israel foi primeiro redimido, e então escolheu obedecer voluntariamente em resposta.

QUINTA-FEIRA: DE JESUS AO REMANESCENTE

Jesus transmitiu à Sua igreja a tarefa de continuar a missão de proclamar Sua Lei e graça ao mundo.

• Logo nos primeiros séculos da história da igreja, ela foi tomada por apostasia em grande parte e deixou de lado a Lei de Deus.

• Na época da Reforma, no séc XVI, muito foi recuperado das verdades bíblicas, mas muito ainda continuou escondido sob as formas de religião baseadas em tradições.

• Mas Deus tem uma igreja remanescente para este último tempo da história. Suas características se encontram em Ap 12:17; 14:12; 19:10. Por que o “dragão” faz guerra contra ela?

CONCLUSÃO

1. Ao nos criar, Deus nos deu o livre-arbítrio, nos tornando seres livres e capazes de escolher obedecer-Lhe e amá-Lo.

2. Deus sempre teve um povo fiel através das sucessivas gerações ao longo dos séculos desde Adão até nós para proclamar Sua Lei, graça e justiça (Ec 12:13-14; Ap 14:6-7).

3. A Igreja Adventista do Sétimo-dia entende ser o último povo na história da Terra a proclamar o “Evangelho Eterno” e a completar a missão que vem sendo continuada desde Adão (Ap 14:6-12).

Pr. Natal Gardino Pastor
Associado IASD Central de Curitiba, PR
Associação Sul-Paranaense

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More