segunda-feira, 23 de junho de 2014

Resumo da lição número 13 da Escola Sabatina




http://www.usb.org.br/admin/files/arquivos/eb351c8296339f8c8d707090c9ef7427.zip
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA BAIXAR O POWER POINT E O RESUMO EM WORD

TÍTULO: “O reino de Cristo e a lei”

TEXTO-CHAVE

“ ‘Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias’, declara o Senhor: Porei a Minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o Meu povo”. Jr 31:33 NVI

OBJETIVOS

1. Entender que o pecado e a morte serão destruídos.

2. Esperar com alegria pela Nova Terra, onde não haverá mais pecado e morte. 3. Escolher se dedicar totalmente ao reino de Deus.


VERDADE CENTRAL

Temos a promessa de que este mundo será destruído, e Deus estabelecerá um mundo novo e eterno, no qual o pecado e a morte, resultados da transgressão da lei de Deus, nunca existirão.

 OMINGO: O reino de Deus

Porque o mundo que foi criado por Deus agora é dominado por Satanás?

• Na criação, Deus deu a Adão o domínio sobre todas as coisas, porém, pela transgressão, Adão perdeu este domínio que passou para Satanás.

• Quando os representantes de outros mundos se reuniram diante de Deus, foi Satanás quem apareceu como representante da Terra (Jó 1:6).

• Durante a tentação no deserto, Satanás ofereceu dar a Jesus o domínio sobre todos os reinos da Terra caso Ele Se prostrasse e o adorasse (Mt. 4:8,9).

SEGUNDA-FEIRA: Cidadãos do reino

É possível possuir dupla cidadania no conflito entre Cristo e Satanás?

• Quando as pessoas tomam a decisão de seguir a Cristo, decidem virar as costas para o reino do diabo e passam a fazer parte do reino de Jesus (Cl. 1:13).
 
• Como resultado, estas pessoas agora obedecem às regras de Jesus e aos Seus Mandamentos em lugar das ordens de Satanás.

TERÇA-FEIRA: Fé e lei

Qual é o papel da lei e da fé no reino de Deus? (I Co. 6:9-11; Ap. 22:14-15)
 
• A lei mostra quem entra e quem fica de fora do reino de Deus, por isto. A lei torna-se um espelho para que possamos ver se entraremos (Tg. 1:23-25)
 
• Os fiéis são justificados pela fé, “independente das obras da lei” (Rm. 3:28). No entanto, eles também guardam essa lei.

 
QUARTA-FEIRA: O reino eterno

O reino de Deus é eterno, mas poderia o mal surgir de novo?
 
• A simples menção da morte em Gn. 2:17 indica que a eternidade no Éden era condicional. A condição era a obediência.
 
• Em Ap. 21:4, a afirmação é clara: “a morte já não existirá”. Assim, de acordo com a Bíblia, o mal não surgirá de novo.
 
• Deus promete escrever Sua lei no coração das pessoas para que elas façam naturalmente as coisas agradáveis a Ele.

QUINTA-FEIRA: A lei no reino

Se não existirá mais morte, é necessário haver lei no reino de Deus?
 
• Assim como a lei da gravidade é necessária para a interação harmoniosa entre os seres no Universo, a lei de Deus é necessária para a interação entre os santos.
 
• A lei pode existir sem o pecado. Na verdade, isso ocorreu durante todas as eras até que Lúcifer se rebelou no Céu.
 
• A ausência da morte e do pecado no reino de Deus não exige a ausência de lei, pois a lei estará escrita não em pedra, mas no coração.

CONCLUSÃO

1. Mesmo o mundo tendo sido usurpado por Satanás, temos a certeza que ele será restaurado por Deus, o verdadeiro rei deste Universo.

2. Não podemos ter dupla cidadania no grande conflito entre o reino de Deus e o reino do mal. Assim, a lei mostra qual é a nossa cidadania.

3. “A vida de Cristo na Terra foi uma expressão perfeita da lei de Deus, e quando os que professam ser Seus filhos se tornarem semelhantes a Cristo no caráter, obedecerão aos mandamentos de Deus” (EGW, Parabolas de Jesus, p. 314,315).

Pr. Gerson dos Santos
Distrito Itinga/Joinville Associação Norte Catarinense

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More