domingo, 13 de julho de 2014

Resumo da lição número 3 da Escola Sabatina

http://www.usb.org.br/admin/files/arquivos/c7a938a817aca75859eb468a5f20036f.zip
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA BAIXAR O POWER POINT E O RESUMO EM WORD

 
TÍTULO: “O Espírito Santo”
 
TEXTO-CHAVE
 
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre”. João 14:16
 
OBJETIVOS
 
1. Saber: Que, embora Cristo tenha subido ao Céu, não ficamos órfãos nem fomos abandonados.
 
2. Sentir: Conforto na promessa incontestável de Deus, de estar perto sempre que necessitamos dEle .
 
3. Fazer: Remover as barreiras que bloqueiam a entrada do Espírito Santo em nossa vida e na vida dos outros.
 
VERDADE CENTRAL
 
Jesus ensinou que Seu divino representante assumiria a liderança espiritual terrestre durante Sua ausência. Seus seguidores não seriam abandonados. Cada necessidade, cada lágrima, cada triunfo ainda atrai a atenção divina.
 
DOMINGO: Representante de Cristo
 
Qual a relação entre Cristo e o Espírito Santo?
 
Por um lado, o Espírito Santo guia a Cristo, na qual é ungido pelo Espírito, Cristo depende do Espírito, Cristo é concebido, guiado, preenchido pelo Espírito Santo .
 
Por outro, Cristo envia o Espírito Santo aos discípulos depois de sua ascens
 
Cristo e o Espírito Santo estão unidos no mesmo propósito e operação mas são duas pessoas distintas.
 
SEGUNDA-FEIRA: O Espírito Santo é uma pessoa
 
O Espirito Santo pode ser tratado e atua como uma pessoa.
 
O Espirito Santo se entristece (At 7:51). A palavra do Senhor menciona que o Espirito Santo fala, revela, inspira, proíbe, intercede.
 
Todas essas reações são sentimentos que somente podem ser experimentado por pessoas. O que faz inegável que o Espirito Santo é uma pessoa. .
 
 Cada vez que a Bíblia faz referência ao Espírito Santo. A palavra grega pneuma que quer dizer Espirito é de gênero neutro. Porém quando Jesus se referiu ao Espirito Santo Ele utilizou substantivo masculino e pronome masculino (Jo 14:26; 15:26).
 
TERÇA-FEIRA: O Espírito Santo é divino
 
Existe uma relação do Espírito Santo com as demais pessoas da Trindade?
 
Relação ao Pai: O Espírito Santo é enviado pelo Pai (Luc. 11:13; Jo 14:26; I Jo 3:24) por pedido de Cristo. Não existe fundamento bíblico para a teoria da "procissão" do Espírito Santo desde o Pai (=que o Espírito Santo "procede" ou emana do Pai). Jo 15:26 Nos ensina que o Pai envia o Espírito. Ele é eterno (Heb. 9:14) por tanto, não tem origem.
 
Relação ao filho: O Espírito Santo é enviado por Cristo (Jo 14:16), depois de sua Crucificação (Jo 7:39; At 2:33) O Espírito Santo é o representante de Cristo. Sua função é dar testemunho acerca do filho e glorifica-lo.
 
O Espírito Santo é subordinado pelo Pai e pelo Filho somente pela função que desempenha referente ao plano de salvação, porém não em relação a sua divindade. O Espírito Santo é tão plenamente Deus como Pai é como o Filho.
 
QUARTA-FEIRA: A Obra do Espírito Santo
 
A obra salvadora de Cristo e do Espírito Santo estão inter-relacionadas?
 
Cristo se ofereceu em sacrifício expiatório pelos pecadores, e aplica os méritos desse sacrifício mediante seu ministério sacerdotal no Santuário Celestial (Heb. 7:25) .
 
O Espírito Santo realiza sua obra no coração do ser humano, capacitando-o para receber a plena redenção obtida por Cristo. " O Espírito Santo é o que faz a obra eficaz que foi realizada pelo Redentor do Mundo" White, DTN 625.
 
QUINTA-FEIRA: Cheios do Espírito Santo
 
Estamos cheios do Espírito Santo, automaticamente produz um crescimento na vida cristã?
 
O Espírito Santo nos ajuda para saber como orar e interceder por nós (Rom 8:26-27). Nos da a segurança que somos aceitos como filhos de Deus, nos fortalece espiritualmente (Ef. 3:16). O Espírito Santo transforma o caráter a semelhança de Cristo (2 Co 3:18).
 
O Espírito ajuda o cristão a fazer morrer os desejos da carne (Rm 8:13), e viver conforme o Espírito. Produz a santificação, Ele conforta e consola a vida do cristão (Jo 14:16).
 
CONCLUSÃO
 
1. O que cada membro da trindade faz, Eles fazem juntos como uma unidade, embora a tarefa específica de cada um seja realizada diferente o poder e a divindade é o mesmo.
 
2. É essencial para vida, não podemos viver sem ar, tampouco sem alimento. Assim como Deus nos deu o alento de vida na criação, assim é necessário o Espírito Santo para a vida espiritual.
 
3. O Espírito Santo é poderoso, irresistível. O poder do vento se sente sobre todos, bons e maus. Assim é com o Espírito Santo, mas sua obra resulta em bênçãos, para aos que estão preparados para recebê-lo e a destruição para aos que não estão.
 
4. O Espírito Santo, limpa e purifica, Ele está sempre pronto e anseia realizar o milagre da transformação, e nos preparar para a redenção.
 
Pr. Uilialdo Barreto de Almeida
Distrito: Sapucaia do Sul
Associação Central Sul-rio-grandense

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More