domingo, 7 de setembro de 2014

Resumo da lição número 11 da Escola Sabatina

 http://www.usb.org.br/admin/files/arquivos/08bedfca83031e5b6652e6fd2baada78.zip
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA BAIXAR O POWER POINT E O RESUMO EM WORD


TÍTULO: Sábado

TEXTO-CHAVE 
“O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do Homem é Senhor também do sábado” (Mc 2:27, 28).

OBJETIVOS 

1. Como a religião da época de Jesus tornava cada sábado num dia triste? 

2. Jesus não desprezava o mandamento, mas “mostrou como devia ser a correta observância desse dia”.

VERDADE CENTRAL

O sábado foi instituído por Deus para beneficiar o homem (Marcos 2: 27 e 28).

DOMINGO: Cristo, o Criador do sábado

Jesus participou ativamente na criação do mundo (João 1: 1 a 3; Colossenses 1: 16; Hebreus 1: 1 e 2). Faz sentido pensar que um Deus onisciente instituiu, num mundo perfeito, algo que depois seria abolido? Ninguém que ignora os princípios deixados para a humanidade na criação pode se considerar “criacionista”. “Por haver o sábado sido feito para o homem, é o dia do Senhor. Pertence a Cristo. [...] Uma vez que Ele fez todas as coisas, fez também o sábado. Esse dia foi por Ele posto à parte como lembrança da criação” (O Desejado de Todas as Nações, p. 288).

SEGUNDA-FEIRA: Cristo, o Senhor do sábado

Os discípulos de Jesus, com fome, comeram de uma plantação à beira do caminho (Mateus 12: 1 a 5). Ao invés de convidar os discípulos para um almoço, os fariseus preferiram julgá-los. Foi uma atitude covarde? O verdadeiro amor a Deus e ao próximo vai nos habilitar a guardar a Lei de Deus sem legalismo ou liberalismo. Os líderes espirituais do povo de Deus acusaram o Senhor do sábado de transgredir o dia que Ele mesmo havia criado e santificado. Que mensagem devemos tirar desse episódio sobre os perigos da cegueira espiritual entre os que deveriam ser sábios para não distorcer a verdade?

TERÇA-FEIRA: O exemplo de Jesus

Jesus mesmo tinha o costume de ir a lugares de culto no sábado (Lucas 4: 16). Como reformador que era, Jesus seguiria um costume que fosse ruim perante Deus? “Seu exemplo como observador do sábado é um modelo que os cristãos devem seguir”.

QUARTA-FEIRA: Milagres no sábado Jesus se valeu do quotidiano dos próprios acusadores para defender sua atitude amável (Mateus 12: 10 a 12). Será que hoje também temos visto animal sendo tratados como gente e gente sendo tratada como animal? “Satanás quer nos convencer a guardar o sábado de maneira egoísta. Se ele não puder nos influenciar contra o sábado, tentará nos levar para o outro extremo: o legalismo”.

QUINTA-FEIRA: O sábado depois da ressurreição

As palavras de Cristo em Mateus 24:20 nos mostram que, no ano 70 d.C., cerca de quarenta anos após Sua morte, o sábado devia ser considerado tão sagrado como sempre tinha sido. A igreja primitiva se sujeitava a lei divina. A igreja que frequento atualmente, aceita os dez mandamento bíblicos? Existem evidências no Novo Testamento sobre a prática do 4º mandamento (Atos 13: 14 e 42; 14: 1; 17: 1 e 2; 18: 4).

CONCLUSÃO

O mesmo Deus que nos criou está disposto a nos santificar (Ezequiel 20: 12). “O sábado é um sinal do poder de Cristo para nos fazer santos. E é dado a todos quantos Cristo santifica” (O Desejado de Todas as Nações, p. 288). Deus disse “Lembra-te”, enquanto líderes dizem “esqueça do sábado” – a quem vou dar ouvidos?

Pr. Joelson Müller
Associação Norte Paranaense - Distrito Vila Operária

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More