domingo, 28 de setembro de 2014

Resumo da lição número 13 da Escola Sabatina

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA BAIXAR O POWER POINT E O RESUMO EM WORD


TÍTULO: “A segunda vinda de Jesus”

TEXTO-CHAVE 
“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em Mim. Na casa de Meu Pai ha muitas moradas. Se assim não fora, Eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando Eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que, onde Eu estou, estejais vos também” Jo 14:1-3

OBJETIVOS 

1. Conhecer a natureza do prometido retorno de Cristo.
2. Sentir a certeza da segunda vinda de Jesus.
3. Preparar-se espiritualmente para o encontro com o Senhor nos ares.

VERDADE CENTRAL 
O prometido retorno de Cristo é o reconhecimento do fato de que um Salvador amoroso deseja profundamente reunir Seu povo escolhido. Os cristãos são alertados a ter uma preparação espiritual diária e constante vigilância proativa para que a vinda de Cristo não os encontre despreparados nem desatentos.

DOMINGO: A promessa 

Ele disse: “vereis em breve o Filho do homem... vindo sobre as nuvens do céu.” Mt 26:64 Como esta promessa afeta sua vida? Como você pode manter acesa em seu coração a paixão pela segunda vinda de Jesus?

• Ele não disse: “Eu posso voltar”, mas “Eu voltarei”. Toda vez que mencionou Sua volta, Ele Se referiu a ela com convicção. Jesus prometeu voltar, os anjos confirmaram esta promessa, e os apóstolos a reafirmaram.

• Cristo assegurou-lhes que a separação seria apenas temporária.

• A realidade de Sua primeira vinda sustenta a certeza da segunda vinda. Sua primeira vinda reforça a necessidade de que Ele venha buscar aqueles por quem pagou alto preço. 

SEGUNDA-FEIRA: O propósito da segunda vinda de Jesus

Qual é uma das razões básicas para a segunda vinda de Jesus? Mt 16:27

• Como Jesus virá “para retribuir a cada um segundo as suas obras”, então um julgamento deve ocorrer antes da Sua volta e o destino de cada ser humano já terá sido decidido.

• Por cada região da Terra a voz do Filho de Deus chama os santos que dormem. Por todo o comprimento e largura da Terra os mortos ouvirão aquela voz, e os que ouvirem viverão.

• Cristo virá e nos levará para Seu reino. Quando isso ocorrer, a morte, dor e sofrimento terão fim. 


TERÇA-FEIRA: Como Jesus virá?

Como será a segunda vinda de Jesus? Mt 24:27,30-31; 1Ts 4:13-18

Quais são as conseqüências para os remidos e os condenados?

• Jesus alertou que alguns viriam dizendo: “Eu sou o Cristo”, e antes da Sua volta fortes cenas de caráter sobrenatural se manifestariam nos céus e na terra, como indício do poder dos anjos caídos, enganando a muitos. Mt 24:24; Lc 21:11; Ap 13:13

• Como ato culminante no grande drama do engano, o próprio Satanás personificará Cristo e fará parecer que Jesus veio. II Co 11:14; II Ts 2:9 e 10.

• A vinda de Cristo será visível a todos os vivos, audível, poderosa e libertadora inclusive para os santos que dormem no pó da terra. Os salvos se alegrarão, enquanto os ímpios fugirão da face do Senhor em busca da morte.

QUARTA-FEIRA: Quando Jesus virá?

Que informações temos sobre o tempo em que Jesus voltará? Mt 24:36; Mt 24:14. Se você soubesse que Jesus voltaria na próxima semana, o que mudaria em sua vida agora?

• Sendo que “a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos Céus, nem o Filho, senão o Pai” Mt 24:36, os sinais foram dados para nos alertar que Sua vinda está próxima.

• A ordem dos eventos finais é: Pregação final do evangelho; Decreto Dominical; Decreto de Morte; Ultimas Pragas; Volta de Jesus; Ressurreição Geral; Arrebatamento dos Salvos; Morte dos Ímpios; Inicio do Milênio.

• Embora Jesus reprove os que se entregam a especulações sobre assuntos que Ele não revelou, jamais devemos ignorar o tempo em que vivemos.


QUINTA-FEIRA: Vigiar e estar pronto

Que atitude seria fatal para os que afirmam crer na 2ª vinda de Jesus? Lc 21:34, 35 Por que é fundamental sempre vigiar e estar pronto para a Volta de Jesus? Mt 24:42, 44

• A ênfase do sermão de Jesus é o imperativo para vigiar e estar alerta “porque, à hora em que não cuidais, o Filho do homem virá.” É perigo fatal professar crer no 2º Advento, mas viver como se isso tardasse em acontecer.

• O diabo não se importa que acreditemos teoricamente na segunda vinda de Jesus, desde que ele nos leve a adiar nossa preparação para esse dia.

• Enquanto esperamos de modo vigilante purificando a vida pela obediência à verdade, temos algo a fazer pelos outros.


CONCLUSÃO

1. Jesus em Seu retorno avança como poderoso vencedor. Os santos anjos O acompanham em Seu avanço. Nenhuma linguagem humana pode descrever a cena, mente mortal alguma é apta para conceber seu esplendor.

2. Mais breve do que imaginamos, Jesus vai voltar para nos resgatar, e Ele espera que estejamos servindo com nossos dons e ajudando pessoas a se reconciliarem com Deus e com os outros.

3. “Bem-aventurado aquele servo a quem seu Senhor, quando vier, achar fazendo assim”. Mt 24:46

Filipe Canarin
Distrito: Erechim
Associação: MOSR - USB

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More